A GoArchitect anunciou os arquitetos Zeyu Cai e Sibei Li como os vencedores do concurso The Peoples Notre-Dame Cathedral Design Competition. Com 226 inscrições de 56 países, a proposta vencedora foi escolhida através de votação popular de um grupo de mais de 30 mil pessoas. O concurso tinha como objetivo apresentar visões para o futuro da catedral após o incêndio que destruiu sua cobertura em abril deste ano. I
Segundo as bases do concurso,"a catedral secular perdeu toda sua cobertura, sua torre, e foi severamente danificada pelas chamas. A Catedral de Notre-Dame é mais do que um edifício. É um símbolo, uma coleção de memórias, uma testemunha da história, e um monumento pelo qual todos nós fomos impactados. Este entendimento agora nos apresenta a mais singular das questões, para onde vamos a partir daqui? Reconstruímos a estrutura exatamente como era ou procuramos uma nova representação de nossa experiência compartilhada? Se for a última, como seria essa representação?"
"Acreditamos que o incêndio de 2019 marcará uma nova era para a Notre Dame", disseram Zeyu Cai e Sibei Li. A dupla explica que, em seu projeto, a nova torre é interpretada como um conjunto de espelhos que reflete suavemente o contexto. A cada momento, o edifício terá um novo aspecto, sobrepondo-se ao ambiente urbano circundante. Além disso, uma cápsula do tempo, projetada para ser aberta a cada meio século, flutua no topo da torre. A instalação da levitação magnética é feita para manter a memória do passado e guardar espaço para a história do presente e futuro.
O novo pináculo representa a memória, presença e esperança da humanidade. A cápsula do tempo pode mover-se ritmicamente para cima e para baixo, respirando em harmonia com a cidade.
O projeto se chama Paris Hearbeat e fará parte de um livro com outras 225 propostas intitulado Visions of Notre-Dame.
Via GoArchitect